sábado, 18 de dezembro de 2010

GCM adota o Método Giraldi "para preservação da vida"

GCM adota o Método Giraldi "para preservação da vida"




A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo teve doze dos seus integrantes formados como instrutores do "Metodo Giraldi", curso realizado entre 13 a 17 de setembro, das 8 às 17 horas, na Escola Superior de Soldados da Policia Militar, em Pirituba, zona oeste da cidade. Receberam certificado concedido pelo autor do Metodo Giraldo.

O professor cel. Giraldi também cedeu a GCM os direitos autorais para que todos os cerca de 7 mil GCMs possam receber o credenciamento por meio da técnica. Os doze primeiros GCMs também serão agentes multiplicadores do metodo.

Em palestra na última sexta feira (17/09), no Edificio Matarazzo, o professor Giraldi, de forma bem humorada, deu ensinamentos preciosos e fáceis aos GCMs para amenizar e facilitar o trabalho tão perigoso e de tanta responsabilidade nas ruas, tanto para os policiais quanto os cidadãos.

“São dicas simples para ajudá-los no trabalho diário, na sua vida pessoal e de sua família. A fonte do policial comunitário é a humildade, os gestos de carinho, a educação para com os seus colegas, sua família e o cidadão”, finalizou o coronel replicando várias frases e pensamentos.

Após a palestra, foram entregues certificados de conclusão do curso. "O Curso de Tiro pelo Método Giraldi nos proporcionou resolver questões usando mais o diálogo e menos a arma”, contou o Inspetor Alberto (corregedoria), que possui formação em Direito.

O Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, que participou da mesa de autoridades, ao lado do Comandante-Geral, Joel Malta de Sá, do Chefe de Gabinete, Paulo Cesar Franco, do diretor - geral do Centro de Formação, Flávio Paulo Domingos Rosa, disse “estar satisfeito pela oportunidade da Guarda Civil Metropolitana ser capacitada pelo Método Giraldi, reconhecido no mundo todo como a melhor técnica de abordagem para preservar vidas e o respeito as pessoas”.

Conheça um pouco mais sobre Nilson Giraldi

O coronel da reserva da Polícia Militar Nilson Giraldi, tem 76 anos, é Professor e Educador. Especialista em Segurança Pública, faz parte do Corpo Docente do Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da PMESP. Tem atuado como consultor, assessor e professor do Comitê Internacional da Cruz Vermelha; dos Direitos Humanos; Policiamento Comunitário; Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP); Polícias (nacionais e internacionais, incluindo a PMESP).

A técnica

Com metodologia e apoio do “Comitê Internacional da Cruz Vermelha”, através de Comissão Especial Oficial, a técnica integra, de forma transversal, as “Sete Normas Internacionais de Direitos Humanos Aplicáveis à Função Policial e Função Policial Armada”; os “Princípios da Carta da ONU para o Assunto”; as “Diretrizes Internacionais de Direito Internacional dos Direitos Humanos” e as “Convenções e Tratados Internacionais” dos quais o Brasil é signatário.



O curso qualifica o policial a ter o posicionamento correto na utilização do armamento, a ter o condicionamento dos reflexos positivos com base no diálogo, sem tiros, bombas ou invasão e disparo só, em última instância, para legítima defesa ou cessar o risco de morte da vítima.



Pensamentos para reflexão



-Não tome decisões emocionadas!

-A família é o que há de mais importante. Tenha tempo para esposa e filhos.

-A ausência de um pai e de uma mãe é a porta de entrada para as drogas

-Serenidade em todos os momentos.

- Há três formas de amor: a palavra, o tato e o olhar. Portanto abrace seu filho, sua esposa e seus amigos.

-Sorria sempre!

-Elogie seu filho e seu subalterno quando possível.

- Não grite! Com seu filho ou seu subalterno. Troque o medo pelo respeito.

-Problemas no trabalho, não devem entrar no lar.

-Visite sempre seus pais, para não visitá-los no cemitério.